FDO investe na exploração do potencial das ondas em Portugal

O grupo FDO vai desenvolver, em Portugal, parques de produção de energia, aproveitando o potencial das ondas. Através da sua participada Urbancraft – parceria com a empresa ABB –, o grupo acaba de assinar um acordo com a Hidroflot, empresa de engenharia ligada às energias renováveis, sedeada em Barcelona.

O primeiro projecto resultante desta parceria passa pela instalação, na zona piloto situada ao largo de São Pedro de Moel, de um módulo inicial de 4 MW, num investimento que ronda os 12 milhões de euros. O módulo será englobado numa área de 320 quilómetros quadrados, a partir dos 30 metros de profundidade e até aos 90 metros, sendo que toda esta zona piloto terá um total de 80 MW de potência (vários módulos) e será posteriormente estendida a uma potência de 250 MW. As infra-estruturas estarão a cargo da REN.

A Urbancraft pretende, através desta parceria, acrescentar valor à empresa e, em simultâneo, participar activamente no desenvolvimento de um cluster nesta área. Actualmente a Hidroflot encontra-se a desenvolver o Projecto Calma, que consiste numa instalação de 50 MW na zona costeira das Astúrias, contando com o apoio do Ministério Espanhol de Educación y Ciencia, Ministerio de Industria, Turismo y Comercio e do Programa de Apoio à Competitividade Empresarial (CEIPAR), e a participação de privados.

Fundado em 1980, o grupo FDO tem como principais áreas de negócio os sectores da construção civil e obras públicas, promoção imobiliária, centros comerciais, hotelaria, serviços e parques de estacionamento, ambiente e energia. O seu crescimento é visível através da presença além fronteiras. O grupo conta com sucursais em França, Espanha, Angola, Marrocos e Polónia.
Artigo original em: Ambiente online

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...