Dicas para Controle a Pragas e Doenças

Fungicida - Calda Bordaleza- Para um litro de calda, prepare: 100 gramas de sulfato de cobre, 100 gramas de cal virgem (sulfato de cálcio), 01 litro de água.Preparo:Ponha o sulfato de cobre em saco de pano dentro de um vasilhame com um pouco de água (quente ou morna) e deixe durante 24 horas. À parte, hidrata-se a cal virgem com água, cuidado para não tocar o produto com as mãos, pode se queimar. Colocar a cal virgem no vasilhame onde o sulfato de cobre está dissolvido e complete com 01 litro de água, misturando bem com um bastão (haste) de madeira. A calda deve ser pulverizada sobre as plantas ou pinceladas durante dois dias seguidos e depois com intervalo de uma semana. Mesmo que suas plantas não apresentem incidência, preventivamente, aplique pelo menos uma vez por ano, antes da estação das chuvas. A calda não é tóxica para as plantas.
Ferrugem e Podridão - Suco de Cebola com HortelãPique uma planta inteira de cebola (utilize todas as partes) e algumas folhas de hortelã (06 a 10) em 01 litro de água. Bata tudo no liquidificador, coe e aplique logo em seguida nas plantas via pulverização foliar. Não guarde a solução para posterior utilização, pois se perde o efeito.
Bactérias e Ataques de Insetos (Sintomas já manifestados)-150 gramas de alho picado02 colheres de chá de parafina100 gramas de sabão de coco dissolvido em 10 litros de água.Preparo:Deixar o alho e a parafina em infusão por 24 horas. Junte o sabão sempre misturando. Filtrar guarde em embalagens de vidro. Pulverizar sobre as partes afetadas nas plantas.
Cochonilhas e Pulgões (Combate e Prevenção) - Calda de Fumo com Sabão de CocoDeixe de molho 200 gramas de fumo de rolo (corda) em 02 litros de água por 24 horas. Filtre a calda em coador descartável de papel. À parte, dissolva 200 gramas de sabão de coco em litro de água fervente. Espere esfriar, adicione a calda de fumo e pulverize sobre as plantas afetadas. Deve-se diluir em 1:10 (uma parte de calda para 10 partes de água). Mesmo que suas plantas não apresentem ataques, faça pelo menos uma vez por semestre, pois o principal agente transportador destes são as formigas.E agora o mais novo lançamento do mercado, o produto "COMBAT" Inseticida Natural, a base de Óleo de Neem, Óleo de Citronela e Extrato de Capsicum Sp (Pimenta Vermelha).
Pulgões - Macerado de AlhoEsmagar 04 dentes de alho e colocar em litro de água deixe amolecer por duas semanas. Diluir em 10 litros de água e pulverizar as plantas afetadas.Pulgões - Macerado de UrtigaColocar 100 gramas de urtiga fresca em 01 litro de água e deixar amolecer por 03 dias. Diluir em 10 litros de água e pulverizar as partes afetadas.
Pulgões - Macerado de UrtigaColocar 100 gramas de urtiga fresca em 01 litro de água e deixar amolecer por 03 dias. Diluir em 10 litros de água e pulverizar as partes afetadas, e/ou dissolver de 150 a 300 gramas de sabão de coco em 10 litros de água quente. Espere esfriar e pulverize as plantas afetadas.
Pulgões e Ácaros- Misturar 40 gramas de sabão de coco com 120ml de querosene e água quente (cor leitosa). Adicione 25 litros de água fria e misture bem (querosene é tóxico para qualquer tipo de inseto). Pulverizar as plantas atacadas antes da frutificação.
Pulgões e Ácaros (Insetos Sugadores) - Chá de CoentroCozinhar algumas folhas de coentro em água por alguns minutos. Coar, misturar mais água e pulverizar. A quantidade de água misturada ao chá dependerá do resultado, se o controle não foi total, diminua a quantidade de água para tornar a solução mais forte.
Chochonilha-Pincelar a solução de álcool nas partes afetadas das plantas, e procure ir retirando com ajuda do pincel às cochonilhas.
Lagartas - Chá de Arruda: Cozinhar algumas folhas de arruda em água por alguns minutos. Coar, misturar mais água e pulverizar. A quantidade de água a ser misturada ao chá dependerá do resultado, se o controle não foi total, diminua a quantidade de água para que a solução fique mais forte.
Lagartas-100 a 300 gramas de sabão de coco½ litro de álcool01 colher de sopa de cal virgem01 colher de sopa de sal de cozinha. Misturar em 10 litros de água e misturar muito bem. pulverize sobre a planta que estiver fortemente atacada pela praga.
Lagarta e Lesma - Infusão de LOSNA. Derrame um litro de água fervente sobre 30 gramas de folhas secas de Losna. Deixe em infusão por 10 minutos. Diluir em 10 litros de água e pulverizar as plantas atacadas pelas pragas.
Lesma - Sal Grosso. Distribua pela área onde ocorrer incidência significativa de lesmas, um punhado de sal grosso. Bastante utilizado em orquidários e estufas. Uma vez por semana, durante 06 semanas, sempre após as regas, para evitar que a umidade excessiva derreta o sal.
Lesma- Distribua pela área, vasilhas rasas com cerveja (pratos e pires), após a rega habitual, por volta de 19 horas. Lá por volta de 23 horas e meia noite, vá ao local e recolha estas vasilhas e aniquile os "bichos".
Plantas com propriedades Inseticidas- Normalmente o plantio de espécies que exalam odores, como ervas, temperos, cravos e gerânios afastam insetos em geral. Por exemplo: Gerânio, Citronela: afasta insetos em geral, inclusive pulgões. Hortelã: evita ação de formigas.Gergelim: evita o aparecimento da formiga saúva. Manjerona, Tominho e Camomila: repelem lagartas.Animais Benéficos a todo cultivador/colecionador de plantas. Muitos insetos predadores ativos ajudam a reduzir o número de pragas, alimentando-se delas. Por exemplo: Joaninha: tanto as adultas como suas larvas se alimentam de pragas, principalmente de pulgões e cochonilhas, portanto, se você notar o aparecimento de joaninhas, certamente os pulgões e cochonilhas já estarão instalados em suas plantas. Previna-se. Pássaros: Predadores úteis se alimentam de pernilongos, lagartas, lesmas e pulgões. Deixe-os transitar livremente entre suas plantas. Lagartixas: Predadoras naturais de insetos voadores, pernilongos(carapanãs), moscas e mariposas.Rãs e Sapos: alimentam-se de pequenos insetos, besouros, mosquitos e larvas.Aranha: alimentam-se de muitos insetos e pragas que se prendem em suas teias.Centopéias: alimentam-se de várias pragas do solo.
Todas as dicas acima são de domínio público. Resultado de muita observação e experiências de aficcionados e obstinados agrônomos, paisagistas, viveiristas, orquidófilos, bonsaistas e outros tantos amigos. Pelos menos podemos afirmar que se o objetivo não for alcançado, mal não farão às nossas plantas.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...