Divulgação:

Famosos ajudam o maior projecto de reflorestação do mundo

Várias figuras públicas vão associar-se ao Projecto Floresta Unida que este fim-de-semana inicia a plantação de sete mil árvores em Mira, numa área pública da Câmara Municipal sob gestão da Autoridade Florestal Nacional, no âmbito de um programa de reflorestação nacional, noticia a Lusa.

«Vamos plantar pinheiro bravo e pinheiro manso, espécies autóctones do local, numa área a precisar de intervenção com urgência e onde não se dá mais nada a não ser estas árvores», explicou David Lopes, coordenador e mentor do projecto.

A acção, que se inicia sexta-feira e conta no sábado com o apoio no terreno de algumas figuras públicas do mundo artístico, como Luciana Abreu, Cláudia Jacques, Marta Leite e Castro e Alexandre Silva, marca o arranque da campanha nacional de reflorestação 2009/2010.
Até final do ano, prevê David Lopes, deverão ser plantadas cerca de 100 mil árvores em 35 locais do país, de Norte a Sul.

400 milhões de árvores em todo mundo até 2030

O Projecto Floresta Unida tem como meta plantar 400 milhões de árvores em todo o Mundo até 2030, com garantia de protecção durante 30 anos.

Trata-se, segundo David Lopes, «do maior projecto de reflorestação do mundo envolvendo a gestão e protecção das espécies durante 30 anos».

Apesar de só arrancar oficialmente em 2010, o projecto de reflorestação já se iniciou em Portugal com a plantação de 172 mil árvores nos últimos três anos em diversas áreas do país, como a serras da Lousã ou a da Boa Viagem (Figueira da Foz).
O coordenador do Projecto Floresta Unida adiantou ainda à agência Lusa que, a partir de segunda-feira, os municípios portugueses podem candidatar-se a acções de reflorestação recorrendo aos apoios dos patrocinadores do programa.

As candidaturas encerram em Fevereiro de 2010, devendo os projectos aprovados ser realizados no Outono do mesmo ano.

«Será menos uma dor de cabeça para as autarquias, que podem ficar com uma área reflorestada com 30 anos de gestão assegurada por nós», sublinhou David Lopes.

O Projecto Floresta Unida é uma associação portuguesa sem fins lucrativos, de cariz internacional, que tem como objectivo reflorestar o planeta, em articulação e com o patrocínio de diversas entidades governamentais, instituições e empresas de vários países.
Arigo original em: TVI24

Blasted Mechanism levam fãs a plantar 4.000 árvores

Os Blasted Mechanism vão levar os seus fãs numa nova viagem. Depois da apresentação do último disco nos Açores, em Abril, a banda portuguesa vai realizar, a 30 de Outubro, uma viagem até à Ilha de Ponta da Erva, em Vila Franca de Xira, para a plantação de quatro mil árvores.
Cada comprador de bilhete para o concerto no Coliseu de Lisboa, marcado para 28 de Novembro, terá direito a uma árvore com o seu nome e poderá plantá-la na ilha escolhida pelos Blasted Mechanism.

A acção decorrerá a 30 de Outubro e a viagem até Vila Franca de Xira será feita no Blasted Train, um comboio fretado pela banda. A reflorestação da ilha deserta de Ponta da Erva acontecerá numa parceria entre os Blasted Mechanism e a Quercus.

Recorde-se que o concerto no Coliseu de Lisboa é o primeiro da banda na mítica sala de espectáculos e servirá para apresentar o novo álbum «Mind At Large».
Artigo original em: IOL Diário

Ecocasa - segunda edição do projecto arranca em Outubro


EcoFamílias’ está de volta para reduzir consumos energéticos dos portugueses

Promovido novamente pela EDP Distribuição em parceria com a Quercus, o EcoFamílias II volta a apostar na redução e racionalização do consumo energético no sector doméstico. Entre Outubro de 2009 e finais de 2010, serão acompanhadas 1000 famílias residentes em Portugal Continental. A participação é gratuita. Inscreva-se já!

O processo é muito simples e gratuito. Numa primeira fase, os técnicos EcoFamílias II visitam as habitações das famílias inscritas, mediante agendamento prévio, e traçam uma avaliação dos seus hábitos de consumo energético. É também feita uma análise dos consumos em standby e off-mode, do desempenho dos electrodomésticos e ainda um levantamento dos aspectos construtivos da habitação.
A partir daqui torna-se possível identificar vários potenciais de poupança: na eliminação dos consumos em modo de vigilância, ao nível dos hábitos de utilização de equipamentos de entretenimento, informática e climatização e ainda na substituição de iluminação e grandes electrodomésticos. Por fim, e não menos importante, serão também projectadas possíveis formas de melhorar o conforto higrotérmico da habitação.
Após esta recolha de dados, cada família recebe uma Ficha de Recomendação personalizada, com instruções para actuar a vários níveis: alterando comportamentos; melhorando a utilização dos equipamentos; trocando-os eventualmente por outros mais eficientes e adoptando medidas que melhorem o desempenho térmico da respectiva habitação.Todos os interessados em ser uma das 1000 EcoFamílias precisam apenas de enviar um e-mail com o nome, morada e telefone de contacto para ppec@edp.pt ou ecofamilias@quercus.pt, podendo em alternativa ligar para o 213462210.
Mais informações em www.ecocasa.pt

Campanha dá carvalhos a proprietários de terrenos

A Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE) anunciou hoje que a campanha “Um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela” vai entrar numa nova fase com a oferta de carvalhos a proprietários de terrenos.

Destak/Lusa destak@destak.pt

Segundo José Maria Saraiva, da direcção da ASE, a campanha de reflorestação das áreas ardidas da Serra da Estrela, iniciada em 2006 com a sementeira de bolota e plantação de carvalhos, prossegue com a disponibilidade de carvalhos destinados a serem plantados pelos donos dos terrenos.

“O crescimento da vegetação e a dificuldade em prosseguir com o trabalho de sementeira e plantação, que vinha a ser executado por milhares de voluntários de todo o país, nomeadamente pelos alunos das escolas, impede a ASE de continuar a manter o mesmo sistema de funcionamento”, justifica o responsável.
Adianta que o voluntariado vai manter-se e “confinar-se à apanha de sementes de carvalho negral”, mas as mesmas “serão depois encaminhadas para o viveiro da EDP, em Setúbal, que está a colaborar com a ASE nesta iniciativa, onde serão semeadas em alvéolos, ficando ali cerca de 11 meses, até criarem o desenvolvimento ideal que permita o sucesso da plantação”.

Para a temporada de 2010/2011, a ASE prevê disponibilizar “milhares dessas plantas de carvalho negral (Quercus pyrenaica), para oferecer aos proprietários que manifestem a vontade de proceder à plantação nos seus terrenos”, adianta José Maria Saraiva.

Para terem acesso às plantas, os proprietários com terrenos na área da Serra da Estrela ou os Conselhos Directivos dos Compartes [baldios] serranos, devem inscrever-se previamente junto da ASE, com sede em Manteigas.

“Os proprietários de terrenos de maior altitude e de declive mais acentuado terão primazia na atribuição das plantas”, refere.

A campanha “Um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela” é uma resposta voluntária ao combate à erosão, provocada por um violento incêndio registado no Vale Glaciar, no Verão de 2005.

Desde que arrancou, em 2006, a campanha já plantou mais de 20 mil carvalhos e bétulas e lançou 25 milhões de sementes, segundo a associação promotora, tarefa que envolveu cerca de 3.400 voluntários.

Com esta iniciativa, a ASE pretende dar origem a bosques de carvalhos nos locais onde hoje não existem árvores devido aos incêndios florestais, contribuindo também para a estabilização dos solos em áreas da Serra da Estrela situadas entre os 1.400 e os 1.600 metros de altitude.

“A ASE pretende contribuir para minimizar os riscos da erosão, aumentar a capacidade de retenção e do armazenamento da água e manter e fomentar a sustentabilidade dos recursos naturais e da biodiversidade”, indica o coordenador da campanha, José Maria Saraiva.

Garantir a manutenção futura da actividade pastoril, melhorar a paisagem e, consequentemente, a promoção do turismo, são outros dos objectivos da acção iniciada em Manteigas no dia 3 de Novembro de 2006, numa cerimónia onde marcou presença o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...