Portugueses mais amigos do ambiente

Portugal é o país com menor valor médio de emissões de dióxido de carbono (CO2), nos veículos automóveis novos vendidos em 2007.
A conclusão consta do estudo da Federação Europeia de transportes e Ambiente, que analisou 18 países.
O estudo, hoje divulgado, diz que os portugueses são os que mais optam por veículos mais eficientes ambientalmente. Na hora de comprar carro novo, os portugueses levam em consideração o preço e o consumo de combustível, preferindo carros mais pequenos, de baixa cilindrada e com menores emissões de CO2.
A carga fiscal do carro novo é também mais reduzida para carros mais eficientes, do ponto de vista ambiental. Em Portugal, o valor do imposto sobre veículos e o imposto único de circulação ponderam em 60% a componente de emissões de CO2.
O estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente coloca Portugal como o país da União Europeia com a frota automóvel nova mais eficiente. Quercus fala em cenário animadorA associação ambientalista, que integra esta federação, considera que este é um cenário animador, mas, diz que há dois pontos negativos: a renovação da frota automóvel é ainda lenta e os portugueses usam ainda demasiado o carro nas deslocações casa-trabalho.Por outro lado, a Quercus sublinha a importância de se cumprir o objectivo traçado em 1994 - para atingir, em 2012, a meta de 120 gramas de C02/km.
Actualmente, os veículos novos comprados em Portugal emitem 143 gramas de C02/km, seguido da Itália, com emissões de 146 gramas/km.A indústria automóvel tem, entretanto, vindo a exigir que sejam considerados para esta estatística os veículos flex-fuel, que podem circular com combustíveis fosseis e bio-combustiveis. Contudo, a Federação Europeia considera que pode ser um passo negativo, uma vez que o verdadeiro impacto dos bio-combustiveis é ainda incerto e não existem certezas de que os automobilistas vão mesmo utilizar estes combustíveis alternativos.
No início do próximo mês, o Comité do Ambiente do Parlamento Europeu vai votar legislação sobre os carros e as emissões de dióxido de carbono.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...