"Os restos de comida das casas dos portugueses vai passar a ser recolhido e reciclado. O lixo orgânico vai depois ser sujeito a tratamento e transformado num composto de fertilizante agrícola ou florestal e em revestimentos de estradas, escreve o Diário de Notícias.
O Governo está a ponderar a melhor solução para recolher o lixo junto das famílias, tratá-lo e voltar a aproveitá-lo.
Está previsto que a primeira etapa apenas englobe os grandes produtores (cantinas, hotéis e restaurantes), o que já está em vigor na região de Lisboa e Porto, mas deverá ser alargado. «Chegaremos a um momento em que terão de ser recolhidos porta-a-porta em casa dos portugueses», sustenta Gonçalves Henriques, director da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Para Gonçalves Henriques a prioridade está em descobrir o melhor sistema de recolha doméstica: «É preciso analisar a quantidade produzida e a fracção valorizável.A grande dificuldade é escoar o composto no mercado, que tem de ter qualidade e não pode ser aplicado de qualquer forma nos solos».
Os restos de comida compõem 30 por cento do lixo dos portugueses e a opção que está a ser ponderada tem o aval total da Quercus."
Sem comentários:
Enviar um comentário