2010 Ano Internacional da Biodiversidade

No dia 22 de Maio de 2007 comemorou-se o Dia Mundial da Biodiversidade tendo como tema «A biodiversidade e as alterações climáticas» .Em 20 de dezembro de 2006, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade (resolução 61/203).

Stavros Dimas, comissário Europeu do Ambiente, disse uma vez que "parar a perda de biodiversidade é uma absoluta prioridade para a União Europeia e um objectivo essencial para a Humanidade". Por isso, os líderes europeus estabeleceram o objectivo de travar a perda de biodiversidade na Europa e a recuperação dos habitats e sistemas naturais até 2010

A Assembleia Geral encorajou os Estados Membros a aproveitarem a oportunidade para incrementarem acções de conciencialização a nível local, regional e internacional. Convidou também Estados Membros e outras organizações internacionais relevantes, a apoiarem actividades que sensibilizem para o tema Biodiversidade. Há que reconhecer com a maior urgência, o valor económico do capital natural e dos serviços ecossistémicos.Vários estudos recentes da AEA - Agência Europeia Ambiente mostram, que se não forem envidados mais esforços políticos significativos, é improvável que esse objectivo seja atingido.

Podemos definir a Biodiversidade como a "variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de cada espécie, entre as espécies e dos ecossistemas".

A actividade humana, tem interferido na Biodiversidade desde sempre, sendo que as revoluções agrícolas a industriais e o aumento da produção animal, provocaram mudanças rápidas e profundas. O desaparecimento de métodos agrícolas tradicionais em virtude da intensificação da agricultura, provocou mudanças na utilização dos solos; O abandono das terras resultou muitas vezes na construção e urbanização desmedida devido ao crescimento demográfico; O elevado consumo por habitante, leva à exploração excessiva dos recursos naturais e tem contribuído para um aumento significativo de resíduos a nível mundial. Há uma sobreexploração dos recursos naturais!

No site oficial podemos ler: “As Nações Unidas declararam 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. É uma celebração da vida na Terra e do valor da biodiversidade para a nossa vida. O mundo está convidado a tomar medidas em 2010 para garantir a variedade da vida na Terra: a biodiversidade”.
 
Artigo original em: ABC do Ambiente

Comissão europeia quer criar “polícia ambiental”

A comissão europeia pondera a criação de uma “força comunitária de inspecção ambiental”. A recomendação surge com base num estudo publicado que revela um incumprimento de alguns estados membros no que diz respeito á adopção de medidas que garantam o bem-estar dos cidadãos e a protecção do ambiente.

A inexistência de um organismo desta natureza permite que, ainda hoje se verifique a existência de um elevado número de aterros ilegais não sujeitos a qualquer tipo de fiscalização. O estudo revela ainda que ao nível da gestão de resíduos existem diversas infra-estruturas em todos os países da U.E. que embora legais não reúnem as condições adequadas para o exercício da actividade.

Stavros Dimas, comissário responsável pelo ambiente, afirmou mesmo que «O cumprimento da legislação da UE é essencial se quisermos alcançar o objectivo global no tocante aos resíduos, a saber, proteger a saúde dos cidadãos europeus e o ambiente. Temos de analisar todas as opções, incluindo a constituição de uma agência ou organismo da UE que possibilite à legislação produzir o máximo de benefícios para os cidadãos, o ambiente e a economia da União.».

Esta nova “força” teria a seu cargo diversa funções, entre as quais a análise dos sistemas executórios nos Estados-Membros, controlos coordenados e actividades de inspecção ou controlo directo de instalações em casos graves de incumprimento. Actualmente são gerados todos os anos cerca de 2,6 mil milhões de toneladas de resíduos, dos quais 90 milhões são considerados perigosos. Devido ao aumento de resíduos gerados e transferidos na UE pós-alargamento o problema agravou-se.

16 milhões de euros, é o custo anual estimado, para a execução destas recomendações, no entanto, a aplicação desta legislação, poderia trazer vários benefícios. Um deles, seria a redução das emissões de gases com efeito de estufa, em pelo menos 200 milhões de toneladas de CO2 por ano. Outra vantagem, seria a igualdade de condições para as empresas europeias, um acesso acrescido a matérias-primas secundárias e melhores oportunidades para a inovação.

Artigo original em: ABC do Ambiente

Já estão abertas candidaturas ao Projecto EcoFamíliasII

O Projecto EcoFamíliasII é promovido pela EDP Distribuição em parceria com a Quercus, e financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

O Projecto EcoFamíliasII, tem como principal objectivo sensibilizar a população para as questões ligadas ao consumo de energia no sector doméstico, nomeadamente para a sua redução e racionalização. Até finais de 2010, vão ser acompanhadas 1000 famílias residentes em Portugal Continental.

O processo é muito simples e gratuito. Na primeira fase, os técnicos visitam as habitações das famílias inscritas e traçam uma avaliação do seu consumo energético. É também feita uma análise dos consumos em standby e off-mode, do desempenho dos electrodomésticos e ainda um levantamento dos aspectos construtivos da habitação. A partir daqui é possível identificar vários potenciais de poupança. Após a recolha de dados, cada família recebe uma Ficha de Recomendação personalizada, para actuar a vários níveis: Alteração de comportamentos; Melhor utilização de equipamentos; Proposta para a troca de equipamentos por outros mais eficientes, Divulgação de informação sobre aspectos construtivos e soluções que melhorem o desempenho térmico da habitação.

Todos os interessados em ser uma das 1000 EcoFamílias precisam apenas de enviar um e-mail com o nome, morada e telefone de contacto para ppe(a)edp.pt ou ecofamilias(a)quercus.pt

Caso não tenha ligação à Internet, pode ligar para o 213462210.

Artigo original em: ABC do Ambiente
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...